Designer


Marcos Fraga, Marvin ou somente Fraga, sergipano nascido em Aracaju, formado em Design Gráfico pela Universidade Tiradentes. A minha relação com o design e a ilustração está ligada a minha infância. Lembro-me quando meu pai trazia resmas de papel ofício e aquela folha rocha de papel carbono onde eu começava a decalcar os personagens da Marvel das revistas em quadrinhos que conseguia emprestadas. Tudo isso para aprender a desenhar o corpo humano. Achava perfeito o traço forte e bem definido dos heróis daquela época, mas como nem sempre conseguia comprar ou achar alguém que me emprestasse as novas edições, comecei a criar os meus próprios quadrinhos e distribuí-los entre primos e amigos e para dar conta da demanda de aproximadamente 07 revistinhas, comecei a decalcar com o papel carbono os meus próprios desenhos para que todas as revistas ficassem iguais.

Mesmo sem fazer nenhum curso técnico na época continuei contando as minhas estórias através dos desenhos. Nos meus cadernos, facialmente se encontram entre as páginas com conteúdo didático, rabiscos e desenhos variados, depois isso virou febre e passei a criar capas de cadernos para os meus colegas de classe. E não parou por ai, fui desenhando em tudo que podia, carteiras da escola, calças jeans, tênis, até chegar a fazer desenho na pele das pessoas durante a aula.
Na verdade eu sempre soube o que eu queria fazer, mas ralei até achar o caminho, terminei o segundo grau, comecei a trabalhar no como vendedor de uma loja de móveis e logo em seguida entrei para o curso de Administração em Marketing, e foi nesse curso durante uma atividade que o professor viu uma desenho que eu estava fazendo para ilustrar o trabalho e ele me disse, - Cara, você deveria fazer o curso novo de Design Gráfico...

Pronto, larguei tudo, deixei o curso de Administração no 5º período, e a gerência da loja de móveis e comecei do zero. A partir dai consegui um emprego como webdesigner mesmo não sendo ainda o que eu queria. Aproveitei a oportunidade para aprender sobre a confecção de sites, isso no tempo da internet discada. Às vezes demorava um final de semana para publicar um site, cheio daqueles gifs animados e fotos pesadas pois eu não tinha conhecimento e nem existiam tantos tutorias. Dai fiz curso de Dreamweaver e Flash e as coisas foram melhorando... Mas eu perdia muito tempo sempre que uma página precisava ser atualizada, porque a alma inquieta queria sempre fazer um novo layout.
 
Depois de ter passado por agência, gráfica, estúdio de audiovisual, estou no mercado a quase 10 anos atuando como designer e ilustrador. Tenho como referência os designers Aloisio Magalhães, Rogério Duarte e Dave Mckean.


0 comentários: